Nona sessão ordinária marca a volta da Tribuna da Comunidade

Professora da rede municipal fez sua explanação aos vereadores em sessão que foi transmitida pelo site e Facebook da Câmara

A professora da rede municipal de Casa Branca Lídia Juliana de Souza, de 36 anos, que leciona há 4 anos no município, foi a primeira munícipe a utilizar a Tribuna da Comunidade marcando a volta da atividade na noite de terça-feira, 7 de junho, antes do início da nona sessão ordinária da Casa de Leis.
Durante quase 30 minutos a professora trouxe assuntos como a situação do servidor da Educação no magistério, o piso salarial da categoria que não está sendo pago e sobre a lei municipal 3019 que trata do plano de cargos, carreiras e salários da categoria. "Esses temas temos lutado há anos, desde antes dessa atual gestão, a luta é antiga", afirmou a professora que disse contou com o apoio dos professores da rede para fazer sua explanação.
Ela comentou que resolveu utilizar a Tribuna "na esperança de que os profissionais da Educação tenham mais valor e que tenham seus direitos garantidos". E completou: "a gente ama o que faz, mas o nosso amor não paga nossas contas, nosso supermercado e nem abastece nossos carros", desabafou a professora, que afirmou que os professores da rede estão se desdobrando para cobrir suas contas.
No fim de sua explanação a professora fez um convite aos vereadores para que eles visitem as escolas do município a fim de conhecer as condições de trabalho dos professores da rede municipal.
O presidente da Câmara, vereador Marcelo Galante, agradeceu a participação da professora e disse ser de extrema importância a utilização desse espaço para a discussão de temas importantes e problemas da cidade.

Sobre a Tribuna da Comunidade
Os vereadores de Casa Branca aprovaram na sessão ordinária de 3 de março a resolução 02/21 que reorganiza a Tribuna da Comunidade Vereador Hélio Paiva. Porém, em virtude da pandemia que levou os vereadores a fazerem sessões remotas, a Tribuna ficou com as atividades suspensas.
Com o retorno presencial das sessões a Tribuna da Comunidade já pode ser utilizada individualmente e é necessário que o munícipe faça inscrição anteriormente na Secretaria da Câmara registrando o assunto que pretende expor. É necessário ter 18 anos ou mais, ser eleitor e residente em Casa Branca. Não será permitido a utilização da Tribuna da Comunidade para tratar de questões político partidárias, assuntos particulares ou de cunho pessoal, campanhas eleitorais, ofensas e palavras de baixo calão. É importante ressaltar que só serão permitidas as apresentações de temas de interesse da comunidade.
História: a Tribuna da Comunidade foi criada em fevereiro de 1984 e estava desativada há duas legislaturas, ou seja, há cerca de 8 anos. Esse ano, a pedido do presidente da Casa, vereador Marcelo Galante, a mesa diretora elaborou um projeto reestruturando o funcionamento da Tribuna.