Vereadores discutem sobre fiações pendentes em postes

Um requerimento de número 232/22 feito pelo vereador Rubens Antônio Scapin, solicitando a retirada pelas empresas de telefonia dos fios pendentes nos postes de energia elétrica pela cidade provocou a discussão e a concordância entre vereadores na noite de ontem, 8 de novembro, durante a décima nona sessão do ano.
Com pedido de destaque feito vereador Thiago Lopes Damaceno para leitura do requerimento, o vereador salientou que existe na Casa a lei 3781/21, aprovada pelos vereadores, no qual cita que as concessionárias têm por obrigação zelar pela qualidade das fiações a fim de não atrapalhar a municipalidade.
O vereador Rubens Scapin, autor do requerimento, informou que esteve na CPFL e foi informado pela empresa que a responsabilidade é da Telefônica, que envia funcionários para desligarem os fios das ligações e não recolhem as fiações que sobram, e que acabam ficando soltas e suspensas. Rubinho falou que na Lagoa Branca a situação dos postes está horrível. "A gente não sabe se um fio desses pode soltar uma descarga elétrica. É uma situação que a gente não sabe se corre perigo ou não, isso é muito ruim".
O vereador e presidente da Câmara, Marcelo Galante, citou também que a mesma situação acontece no bairro Andorinhas e na rua 7 de setembro, onde crianças ficam brincando nas ruas perto das fiações pendentes.
"Temos lei aprovada aqui e que não está sendo cumprida. A Prefeitura precisa cumprir sua parte senão a gente fica aqui aprovando lei que não é cumprida. Ou a gente revoga tudo e vamos ter que buscar alternativas ou o município cumpre com sua parte", salientou o presidente.