HISTÓRICO DA CÂMARA

A PRIMEIRA CÂMARA MUNICIPAL

Em 25 de fevereiro de 1841, por decreto do imperador D. JOÃO VI, a freguesia de Casa Branca tornava-se município, com sede elevada à condição de Vila. A primeira providência era eleger a primeira Câmara Municipal, para gerir os destinos da povoação. Nesta oportunidade, a vila de Casa Branca tinha uma população estimada em aproximadamente 1.000 habitantes, contando com 40 casas novas, e se estendia da antiga Rua do Comércio (atual Rua Waldemar Pânico) até o largo do Rosário, que então fazia as vezes de matriz, expandindo-se para a praça onde se pretendia ,futuramente, erguer a definitiva Igreja Matriz . Procedeu-se, então à escolha dos primeiros membros da Câmara. O fato é relatado por Juca Thomaz:

‘A data de 2 de maio de 1842 marca a instalação da municipalidade quando da posse dos vereadores em Mogi Mirim , representados pelo presidente (o mais votado) e edil Coronel MANOEL THOMAZ DE CARVALHO.

A primeira Câmara, eleita em 1842, era composta dos seguintes vereadores : Coronel Manoel de Carvalho, Gabriel de Souza Diniz Junqueira , Manoel Joaquim Nogueira, José Alves da Cunha, José Gonçalves dos Santos, Antonio Garcia Duarte e Francisco José de Queiroz.

O Coronel Manoel Thomaz de Carvalho, primeiro presidente da Câmara Municipal, era natural de Carrancas , Bispado de Mariana , Minas Gerais, filho , filho de José Pereira de Carvalho e Theodora Maria de Mendonça. Foi um dos principais fazendeiros do município e para aqui veio no segundo decênio do século XIX.

Residiu nesta localidade até o termo de seu segundo mandato de vereador (1842- 1844, transferindo sua residência para Caldas, onde faleceu a 6 de janeiro de 1845.

O Coronel Manoel Thomaz de Carvalho era avô de Francisco Thomaz de Carvalho, patrono do nosso Instituto de Educação.
Fontes de informações : jornais ‘O Casa Branca ‘,de 25 de outubro de1914, Diretor : Cesário Leite:, ‘O Casa Branca’ , de 9 de março de 1941, Redator Sylvio de Castro e ‘Oeste de São Paulo ‘, editado nesta cidade por M.J. Correa, de 12 de dezembro de 1889, artigo de Lafayete de Toledo. Casa Branca, 10 de fevereiro de 1971.

Entretanto, o mundo passava por grandes distúrbios e a Câmara, apesar da posse dos seus vereadores em 1842, somente pode desempenhar amplamente suas atividades a partir de 1844. Manoel Thomaz de Carvalho foi, portanto, o primeiro presidente da Câmara Municipal de Casa Branca, tendo o poder de nomear os demais vereadores e indicar um intendente (o qual tinha as funções de prefeito).

E-SIC
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support